terça-feira, 2 de dezembro de 2008

<> JOGOS QUE MARCARAM


Vasco 1x0 Flamengo (Campeão Carioca de 1988)
(Cocada marcou aos 44 do segundo tempo)
O jogo se encaminhava para o seu final, com a torcida presente já comemorando o título, quando aconteceu o lance que iria se eternizar como a marca do bicampeonato, aos 44 minutos do segundo tempo. Cocada, que havia entrado no lugar de Vivinho, avançou com muita personalidade e perfeito domínio de bola. Quando Edinho apareceu para lhe dar combate, perto da risca da grande área, Cocada fingiu que sairia pela direita. Edinho acompanhou a ginga do seu corpo e ele então cortou para dentro e encheu o pé esquerdo. Pegou na veia. A bola entrou como um foguete, pelo alto. Um golaço, que selava a sorte do campeonato e coroava a melhor campanha do Vasco. Cocada corria alucinado rodando a camisa na mão, em comemoração tão eufórica, que acabou sendo expulso. Na saída de bola, houve confusão. Romário, que vinha aturando as provocações de Renato Gaúcho o jogo inteiro, aproveitou para retribuir. Renato tentou agredi-lo, o atacante vascaíno revidou e foi atingido por Alcindo. O campo foi invadido de todos os lados, e o goleiro reserva do Vasco Paulo César acertou o covarde atacante do Flamengo na altura do estomago. Romário, Renato e Alcindo foram expulsos. Mas nada disso era importante para a torcida do Flamengo, que deixava o Maracanã desolada, nem para a multidão vascaína, que comemorava em delírio o bicampeonato.
O Vasco conquistou o título com
Acácio; Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Henrique; Vivinho (Cocada), Bismarck e Romário. Técnico: Sebastião Lazaroni.
O Flamengo jogou com
Zé Carlos; Jorginho, Aldair, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton (Julio César) e Zinho; Renato, Bebeto e Alcindo. Técnico: Carlinhos.
Árbitro: Aloísio Viug, auxiliado por Paulo Roberto Chaves e Aloisio Felisberto da Silva.
O público foi de 31.816 pagantes.
Nos dias seguintes à decisão, a diversão principal dos vascaínos foi oferecer cocada preta aos rubro-negros.

Nenhum comentário: