domingo, 11 de janeiro de 2009

<> JOGOS QUE MARCARAM


Barcelona-EQU 1x2 Vasco (Copa Libertadores da América 1998)

(Quando a cruz-de-malta reconquistou a América)
Depois de eliminar o Cruzeiro, campeão de 1997, nas oitavas, o Grêmio, campeão de 1995, nas quartas e o River Plate, campeão de 1996, nas semifinais, o Vasco chegou à decisão da Copa Libertadores da América de 1998 como grande favorito contra o brioso time do Barcelona de Guayaquil, do Equador. Na primeira partida da final, o Gigante da Colina abriu boa vantagem sobre o adversário: 2x0, com gols de Donizete e Luizão.
No dia 26 de agosto de 1998, o belíssimo Estádio Engenheiro Isidro Romero de Guayaquil estava lotado para presenciar uma das mais importantes conquistas do Club de Regatas Vasco da Gama: o bicampeonato das Américas, exatos cinco dias após o clube completar 100 anos de existência.
Com a vantagem no confronto, o time dirigido por Antonio Lopes tratou de dar o primeiro golpe nos equatorianos aos 24 minutos do 1º tempo. Vágner tocou para Juninho que encontrou Luizão dentro da área. O camisa 9 vascaíno não perdoou e fuzilou o goleiro Cevallos, da Seleção do Equador, para marcar o primeiro gol do jogo, fazendo explodir a torcida brasileira presente no estádio e os milhões de vascaínos que acompanhavam a partida pelos quatro cantos do mundo.
No 2º tempo, o experiente time vascaíno fez o tempo passar com a categoria de um verdadeiro campeão da América. Aos 34 minutos, De Ávila fez o gol único do Barcelona em todo o confronto mas não estragou a festa cruzmaltina. Vascão 2x1 e, 50 anos depois, a América pertencia novamente ao Club de Regatas Vasco da Gama. E justamente no ano do centenário cruzmaltino: 100 anos de sucesso!
FICHA TÉCNICA - BARCELONA-EQU 1x2 VASCO
Local: Engenheiro Isidro Romero (Guayaquil-EQU)
Data: 26 de agosto de 1998
Árbitro: Javier Castrilli (ARG)Público: 80.000 (aproximadamente)
Gols: Luizão aos 24 e Donizete aos 46 minutos do 1º tempo; De Ávila aos 34 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Gómez, Montanero, Carabali, De Ávila e Ascencio (Barcelona); Carlos Germano, Odvan, Juninho e Ramon (Vasco).Expulsão: Donizete aos 48 minutos do 2º tempo.
BARCELONA: Cevallos, Gómez, Noriega (Aires), Montanero, Quiñonez e Fricson George; Carabali, Morales e Ascencio; De Ávila e Delgado. Técnico: Ruben Insua.
VASCO: Carlos Germano, Vágner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho (Vítor), Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon); Donizete e Luizão (Alex). Técnico: Antonio Lopes.

Nenhum comentário: