domingo, 22 de fevereiro de 2009

<> ESPECIAL


PELÉ, O VASCAÍNO MAIS FAMOSO DO MUNDO
O vascaíno mais conhecido do mundo está completando 60 anos neste dia 23 de outubro de 2000. Ninguém menos do que o "Atleta do Século", o "Rei do Futebol", o "Deus de Todos os Estádios" ou, como ele um dia disse que gostaria de se chamar para mostrar sua gratidão ao futebol, "Édson Arantes do Nascimento Bola".
É isso aí. Pelé é vascaíno, todo mundo já está careca de saber disso. Está certo, que, de vez em quando, para agradar uns e outros, Pelé declara que tem alguma simpatia por este ou aquele time ou então deixa que lhe atribuam paixões clubísticas de acordo com as circunstâncias.
Quer alguns exemplos? Na edição especial da Revista Placar sobre o Rei, em março de 1999, ele disse que seu time de infância era Atlético-MG porque seu pai lá havia jogado. Quando o livro "De Édson a Pelé", que conta a infância de Pelé, foi lançado, especulou-se que os "jogadores" de seu time de botão preferido levavam o escudo do Corinthians. Pronto: inventaram que Pelé era corintiano. O próprio Rei disse, em 1997, quando o Racing da Argentina estava prestes a ter seu estádio penhorado, que torcia para aquele time argentino. Muita gente acreditou. Chegaram até ao cúmulo do mau gosto de afirmar que Pelé seria flamenguista (argghhhh!) por causa de um de seus ídolos de infância, Dida.
Tudo bem. Todos os torcedores têm o direito de se iludir por pelo menos alguns dias acreditando que Pelé realmente torce para o time deles.
O que pouca gente sabe é que o nome VASCO DA GAMA começou a ser "martelado" na cabeça de Pelé muito, muito mais cedo do que se imagina. Quando ele tinha 3 ou 4 anos e ainda era conhecido apenas por Édson, divertia-se vendo os treinos do pai, "seu" Dondinho, que jogava no Vasco da Gama, de São Lourenço-MG. O maior ídolo do pequeno Édson, além de seu pai, é claro, era o goleiro do time, que se chamava Bilé. Édson dizia a todos que queria ser como Bilé quando crescesse, mas, como não conseguia pronunciar o nome do goleiro corretamente, acabava saindo "Pilé", apelido que rapidamente derivou para "Pelé".

Um comentário:

Saulo disse...

Grande Pelé. Ele é inesquecível.