sábado, 21 de fevereiro de 2009

<> IDOLOS


JUNINHO

Nome: Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior
Nascimento: 30/01/1975, Recife-PE
Período: 1995 a 2000
Posição: Meio-campo
Juninho era titular da selecao de juniores quando foi contratado pelo Vasco. Ele veio do Sport Clube Recife em meados de 1995, juntamente com o atacante Leonardo, antes do inicio do Campeonato Brasileiro. Os dois estrearam em amistosos de meio de ano e arrebentaram no primeiro jogo de campeonato, contra o Santos, quando o Vasco virou para 5x3 um jogo que perdia por 2x0 na primeira meia hora. Leonardo fez dois gols e Juninho, um. Leonardo acabou nao dando certo e deixou o Vasco no fim de 1995, mas Juninho mostrou um grande futebol e veio a se constituir nao somente no dono da sua posicao nos diversos elencos formados pelo Vasco durante a segunda metade da decada - a maioria fortissimos e vencedores - como tambem num jogador fundamental em todos os titulos conquistados pelo Vasco naquele periodo.
Juninho costuma ocupar principalmente o setor direito do meio-campo, com todas as virtudes que um jogador nesta funcao precisa para ser considerado completo: Passa, dribla e chuta como ninguem, sendo inclusive emerito cobrador de faltas, e' bom marcador e esta' sempre bem colocado para armar ataques e contra-ataques e pegar rebotes. Alem disso e' disciplinado, tem espirito de lideranca e muita determinacao. Foi um jogador totalmente identificado com o clube e com a torcida, que o saudava a cada jogo com o coro hei hei hei, Juninho e' nosso rei, dai' o seu apelido de Reizinho de Sao Januario. E' um jogador que nao podia ter ficado de fora de nenhuma selecao brasileira, especialmente levando-se em conta a escassez de craques brasileiros com a caracteristica de apoiar pelo lado direito.
A era de Juninho no meio-campo do Vasco foi bastante vitoriosa, com titulos em dois campeonatos brasileiros, uma Copa Libertadores, uma Copa Mercosul, um Torneio Rio-Sao Paulo e um campeonato estadual. Em todos eles, Juninho foi decisivo, com jogadas e gols inesqueciveis, como por exemplo, o gol de falta que marcou contra o River Plate em pleno Monumental de Nunez, na semi-final da Copa Libertadores de 1998, empatando a partida a oito minutos do apito final; o gol do titulo do Rio Sao-Paulo na vitoria de 2x1 sobre o Santos; os gols que abriram caminho respectivamente para a demolicao do Cruzeiro no Mineirao na semi-final do campeonato brasileiro de 2000 e para a conquista do titulo na partida final contra o Sao Caetano no Maracana; e muitos outros.
Na partida final da Copa Mercosul de 2000, em que o Vasco conseguiu uma vitória histórica por 4x3, de virada, contra o Palmeiras, em pleno Parque Antártica, uma das cenas mais marcantes foi a comemoração de Juninho num dos gols do Vasco, sacudindo a camisa, beijando a cruz de malta, contagiando os companheiros de equipe e a torcida aos gritos.
O ídolo foi eternizado num trecho do canto que a torcida criou em 2007:
Contra o River Plate, sensacional! Gol do Juninho, no Monumental!

Nenhum comentário: