sábado, 14 de fevereiro de 2009

<> JOGOS QUE MARCARAM


Vasco 1x1 Flamengo (Campeonato Carioca 1958)
O dramático Super-Super
No campeonato de 1958 aconteceu um fato inédito no futebol carioca: foi necessária a realização de dois supercampeonatos para a decisão do título. Após a disputa dos dois turnos normais, Vasco, Flamengo e Botafogo estavam empatados com 12 pontos perdidos. Por isso, houve o primeiro super, que também não decidiu, já que, ao seu final, havia nova igualdade entre os três clubes, cada um com uma vitória e uma derrota. Somente no segundo super surgiu o campeão carioca de 58: o Club de Regatas Vasco da Gama. E a conquista do clube vascaíno foi inteiramente justa, porque durante quase todo o certame esteve sempre em situação de superioridade na tabela. Faltando duas rodadas, o Vasco possuía quatro pontos de vantagem sobre Botafogo e Flamengo. Bastaria um empate em qualquer dos dois últimos compromissos, justamente contra aqueles dois adversários, para garantir o título. Porém o Vasco deixou escapar o título praticamente ganho, perdendo para o Botafogo por 2x0 e para o Flamengo por 3x1. O Vasco começou o supercampeonato, no dia 21 de dezembro de 1958, vencendo categoricamente ao Flamengo por 2x0, com gols de Pinga aos 11 e Almir aos 26 minutos do primeiro tempo. Uma semana depois, o Flamengo venceria ao Botafogo por 2x1. Bastaria ao Vasco, portanto, um empate contra o Botafogo, no dia 4 de janeiro de 1959. Estava escrito, porém, que não seria ainda dessa vez que o Vasco voltaria com a faixa para São Januário. Jogando com mais acerto e empenho, mesmo desfalcado de Nilton Santos, que havia sido expulso contra o Flamengo, os alvinegros triunfaram por 1x0, gol de Paulinho Valentim aos 3 minutos do primeiro tempo, adiando novamente a decisão.
No dia 14 de janeiro, jogaram no Maracanã Botafogo e Flamengo. Houve empate de 2x2, numa partida sensacional. Os rubro-negros viraram o primeiro tempo com a vantagem de 1x0, gol de Dida aos 7 minutos. Os alvinegros viraram no segundo tempo com dois gols de Quarentinha aos 21 e 25 minutos, mas Luiz Carlos empatou definitivamente a partida aos 30. Desta maneira o Vasco chegava à última partida do super-super, novamente precisando apenas do empate. Só que, desta vez, com qualquer resultado sairia o campeão. Na noite de sábado, dia 17 de janeiro de 1959, o Vasco, de camisas brancas com a faixa diagonal negra, calções e meias brancas, e o Flamengo, de camisas rubro-negras, calções brancos e meias rubro-negras, entravam em campo no Maracanã lotado.
1x1 NA DECISÃO DO "HIPERCAMPEONATO": VASCO, CAMPEÃO DO "ANO DE OURO"
E tudo acabou como devia acabar: o Vasco, enfim, em sua quarta tentativa, premiado com o título inédito, pelo qual sofreu mais do que todos. O Flamengo, sem sair derrotado, mantendo a cabeça erguida, num adeus de fibra e categoria. E o jogo, em si, brilhante, nervoso, estrategicamente bem mexido, e, individualmente, jogado com aquela arte que só o jogador brasileiro possui.

Um comentário:

Saulo disse...

Nós botafoguenses estamos torcendo para o Vasco recuperar logo esses pontos perdidos.