domingo, 21 de junho de 2009

@ IDOLOS


BARBOSA

Nome: Moacir Barbosa
Nascimento: 27/3/1921, Campinas-SP
Períodos: 1945 a 1955 e 1958 a 1960
Posição: Goleiro
Considerado o melhor goleiro do Vasco em todos os tempos. Era seguro, elastico, dotado de excelente senso de colocacao. Arrojado, jamais temeu mergulhar nos pes dos adversarios. Tambem conseguia agarrar varios penaltis. Foi sem duvida o maior goleiro de seu tempo e um dos melhores de toda a historia do futebol brasileiro.
A respeito de Barbosa, assim escreveu o cronista Armando Nogueira:
"Certamente, a criatura mais injusticada na historia do futebol brasileiro. Era um goleiro magistral. Fazia milagres, desviando de mao trocada bolas envenenadas. O gol de Ghiggia, na final da Copa de 1950, caiu-lhe como uma maldicao. E quanto mais vejo o lance, mais o absolvo. Aquele jogo o Brasil perdeu na vespera."
Moacir Barbosa jogou um longo tempo no Vasco, sendo um dos jogadores com maior numero de jogos pelo clube, e participou das muitas campanhas vitoriosas do Vasco nas decadas de 1940 e 1950. Em especial, teve atuacao destacada na final do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeoes em 1948 no Chile, quando defendeu um penalti batido por Labruna, do River Plate, e garantiu com grandes defesas o 0 a 0 que deu o titulo ao Vasco.
Ate' 1953, Barbosa foi o titular absoluto da posicao de goleiro Vasco e da Selecao Brasileira. Porem, em maio daquele ano, sua coragem lhe custou caro: Num violento choque com o atacante do Botafogo, Zezinho, numa partida pelo Torneio Rio-Sao Paulo, sofreu uma seria fratura dupla da tibia e peronio, para a consternacao todos os vascainos. A recuperacao foi demorada e a volta aos gramados dificil para o grande goleiro, que jamais voltou a ser lembrado para uma convocacao para a selecao.
Em 1956, Barbosa foi emprestado ao Bonsucesso e depois passou uma temporada em Pernambuco, defendendo o Santa Cruz. Em 1958, ja' com quase 37 anos, voltou ao Vasco em excelente forma e reassumiu o posto de titular da equipe que conquistou o Torneio Rio-Sao Paulo e o Campeonato Carioca. Barbosa encerrou a carreira aos 42 anos no Campo Grande.

Nenhum comentário: