quinta-feira, 12 de novembro de 2009

@ IDOLOS


BEBETO

Nome: José Roberto Gama de Oliveira
Nascimento: 16/2/1964, Salvador-BA
Período: 1989 a 1992
Posição: Atacante
Um dos atacantes mais velozes e tecnicos que ja' apareceram no futebol brasileiro, Bebeto comecou nas equipes de base do Vitoria da Bahia. Ainda junior e integrante da selecao campea mundial da categoria em 1983, foi contratado pelo Flamengo. Em 1987, passou a ser nome certo nas convocacoes para a selecao.
Apos a conquista da Copa America em 1989, quando teve atuacao destacada pela selecao brasileira, Bebeto e o Flamengo entraram em litigio e seu passe foi colocado a disposicao de quem depositasse a quantia estipulada pela lei na Federacao de Futebol do Rio de Janeiro. Numa manobra espetacular, o Vasco compareceu com a quantia exigida e tirou Bebeto do Flamengo, usando parte do dinheiro que havia arrecadado alguns meses antes com as transferencias de Romario e Geovani para a Europa. Bebeto entao revelou que havia sido torcedor do Vasco em sua infancia na Bahia, e que inclusive o seu avo^ se chamava Vasco da Gama.
O exito da contratacao foi imediata: O Vasco sagrou-se em 89 campeao brasileiro pela segunda vez, e Bebeto foi figura fundamental, tendo inclusive sido escolhido como o melhor jogador da America do Sul daquele ano. Uma contusao praticamente tirou Bebeto da Copa de 90, e a recuperacao foi demorada. Mas em 1992, ele estava de volta a sua mais exuberante forma e foi a principal estrela do Vasco no Campeonato Brasileiro. O Vasco foi arrasando adversario apos adversario, no que parecia ser a marcha para o titulo, obteve a melhor campanha, mas por contingencias do futebol nao chegou a final, terminando em terceiro lugar. Chegava a hora de Bebeto seguir para a Europa, como mais cedo ou mais tarde acontece com a maioria dos jogadores brasileiros do seu calibre.
Na Espanha, Bebeto foi o principal artifice da transformacao do Deportivo La Coruna de obscura equipe de segunda divisao a candidato ao titulo espanhol. Bebeto foi artilheiro do campeonato em seu primeiro ano e o Deportivo foi vice-campeao por dois anos consecutivos, somente perdendo os titulos na ultima rodada, por incriveis fatalidades. Em 1995, Bebeto e o Deportivo finalmente obtiveram um titulo, o da Copa del Rey.
Em 1994, Bebeto foi um dos destaques na conquista do tetracampeonato mundial, formando uma dupla irresistivel com Romario. Bebeto participou das jogadas de varios gols e ele proprio marcou, contra Camaroes, EUA e Holanda, tres gols importantes da campanha do tetra. Surpreendentemente para alguns, Bebeto foi novamente titular da Selecao na Copa de 1998, quando o Brasil foi vice-campeao.

Nenhum comentário: