sábado, 24 de abril de 2010

@ JOGOS QUE MARCARAM


VASCO CAMPEÃO DA PRIMEIRA TAÇA GUANABARA (1965)
O Vasco, que desde 1958 não chegava a uma final, estava pronto para decidir a I Taça Guanabara com o Botafogo. O campeão da taça seria o representante estadual em outra importante competição: a Taça Brasil. A expectativa era enorme e o Botafogo era apontado como o favorito absoluto, pois na partida do turno vencera o Vasco com facilidade: 3 a 0.
Mané Garrincha, como não poderia deixar de ser, era a grande atração do jogo e um dos principais responsáveis pela presenca dos 115.064 torcedores pagantes no Maracanã, no domingo de 5 de setembro de 1965. A renda de Cr$72.927,38 foi recorde absoluto naquele ano, no Rio. Mas infelizmente - para os torcedores do Botafogo - Garrincha não conseguiu repetir a espetacular atuação que tivera na partida do turno, quando deu um verdadeiro "baile" no seu marcador, o lateral-esquerdo Oldair. Para supresa geral, ou pelo menos dos que não acompanharam os treinos do Vasco naquela semana, os papéis inverteram-se, tendo Oldair passado de "João" a herói máximo da partida: Além de ter anulado completamente a Mané e, por extensão, a todo o ataque alvinegro, ainda marcou o primeiro gol de seu time.
Dirigido por Zezé Moreira, o Vasco fez contra o Botafogo o que se pode chamar de uma exibição de gala, impondo-se do início ao fim, chegando inclusive a aplicar o famoso olé em cima dos jogadores alvinegros.
O time vascaíno dominou amplamente o seu adversário. Garrincha não conseguia passar uma só vez por Oldair, que o marcava em cima e o desarmava, limpamente, com carrinhos na bola, toda vez que Mané a recebia. Apesar do domínio, o Vasco só conseguiu marcar o primeiro gol aos 40 minutos do primeiro tempo. Oldair recebeu de Zezinho, avançou e, da esquerda da meia-lua da grande área, arrematou. A bola quicou na frente de Manga, que pulou adiantado, e cobriu-o de forma inapelável (RA, 101k).
Voltando com a mesma disposição para o segundo tempo, o Vasco decidiu o jogo logo no início: Aos 5 minutos, Mário penetrou pela ponta-esquerda, em jogada individual, foi a linha de fundo e cruzou rasteiro. Manga saltou mas não conseguiu cortar o cruzamento e Paulistinha, que vinha na corrida, afobou-se e colocou a bola dentro do seu próprio gol.
Daí para a frente o time de Zezé Moreira limitou-se a tocar a bola e explorar os contra-ataques e ainda foi beneficiado com as expulsões de Paulistinha e Roberto, ambas por agressão sem bola ao adversário. No finalzinho houve então o olé, que foi comemorado e cantado em coro pela torcida vascaína nas arquibancadas. O capitão Brito levantou a taça (JPEG, 11k) para delírio da galera, que na saída do estádio ainda gritava o tradicional "1, 2, 3, Botafogo é freguês", e um novo refrão, "Garrincha foi João, e o Vasco é campeão".
O Vasco (JPEG, 34k) sagrou-se campeão com Gainete; Joel, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio, Mário e Zezinho. O Botafogo perdeu com Manga; Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Aírton e Gérson; Garrincha, Sicupira, Jairzinho e Roberto. O jogo foi dirigido por Frederico Lopes, com Eunápio de Queiroz e Claudio Magalhães nas bandeirinhas. O Vasco obteve seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, e teve ainda o artilheiro da I Taça Guanabara: Célio, com seis gols

Nenhum comentário: