sexta-feira, 10 de julho de 2009

@ IDOLOS


BEBETO

Nome: José Roberto Gama de Oliveira
Nascimento: 16/2/1964, Salvador-BA
Período: 1989 a 1992
Posição: Atacante
Um dos atacantes mais velozes e tecnicos que ja' apareceram no futebol brasileiro, Bebeto comecou nas equipes de base do Vitoria da Bahia. Ainda junior e integrante da selecao campea mundial da categoria em 1983, foi contratado pelo Flamengo. Em 1987, passou a ser nome certo nas convocacoes para a selecao.
Apos a conquista da Copa America em 1989, quando teve atuacao destacada pela selecao brasileira, Bebeto e o Flamengo entraram em litigio e seu passe foi colocado a disposicao de quem depositasse a quantia estipulada pela lei na Federacao de Futebol do Rio de Janeiro. Numa manobra espetacular, o Vasco compareceu com a quantia exigida e tirou Bebeto do Flamengo, usando parte do dinheiro que havia arrecadado alguns meses antes com as transferencias de Romario e Geovani para a Europa. Bebeto entao revelou que havia sido torcedor do Vasco em sua infancia na Bahia, e que inclusive o seu avo^ se chamava Vasco da Gama.
O exito da contratacao foi imediata: O Vasco sagrou-se em 89 campeao brasileiro pela segunda vez, e Bebeto foi figura fundamental, tendo inclusive sido escolhido como o melhor jogador da America do Sul daquele ano. Uma contusao praticamente tirou Bebeto da Copa de 90, e a recuperacao foi demorada. Mas em 1992, ele estava de volta a sua mais exuberante forma e foi a principal estrela do Vasco no Campeonato Brasileiro. O Vasco foi arrasando adversario apos adversario, no que parecia ser a marcha para o titulo, obteve a melhor campanha, mas por contingencias do futebol nao chegou a final, terminando em terceiro lugar. Chegava a hora de Bebeto seguir para a Europa, como mais cedo ou mais tarde acontece com a maioria dos jogadores brasileiros do seu calibre.
Na Espanha, Bebeto foi o principal artifice da transformacao do Deportivo La Coruna de obscura equipe de segunda divisao a candidato ao titulo espanhol. Bebeto foi artilheiro do campeonato em seu primeiro ano e o Deportivo foi vice-campeao por dois anos consecutivos, somente perdendo os titulos na ultima rodada, por incriveis fatalidades. Em 1995, Bebeto e o Deportivo finalmente obtiveram um titulo, o da Copa del Rey.
Em 1994, Bebeto foi um dos destaques na conquista do tetracampeonato mundial, formando uma dupla irresistivel com Romario. Bebeto participou das jogadas de varios gols e ele proprio marcou, contra Camaroes, EUA e Holanda, tres gols importantes da campanha do tetra. Surpreendentemente para alguns, Bebeto foi novamente titular da Selecao na Copa de 1998, quando o Brasil foi vice-campeao.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou Tibério, tenho um blog onde faço um apanhado dos blogs catarinenses sobre futebol.
Então meus amigos, para conhecer um pouco do que rola na blogosfera catarinense sobre futebol é só nos visitar.
http://blogsfutebolcatarinense.blogspot.com