domingo, 1 de novembro de 2009

@ IDOLOS


EDMUNDO

Nome: Edmundo Alves de Souza Neto
Nascimento: 2/4/1971, Rio de Janeiro-RJ
Períodos: 1992, 1996 a 1997, 1999 a 2000, 2003 e 2008
Posição: Atacante
Foi revelacao dos juniores do Vasco e, no seu primeiro ano como profissional, considerado o melhor jogador do campeonato carioca de 1992, que o Vasco conquistou invicto. Talentoso, irreverente e provocador, foi considerado por alguns um segundo Almir. No fim de um ano como profissional do Vasco, foi vendido para o Palmeiras, onde continuou a esbanjar bom futebol e arrumar confusoes, confirmando a sua fama. Depois de rapidas e mal-sucedidas passagens por Flamengo e Corinthians, voltou em 96 ao Vasco para desempenhar o papel de idolo maximo, e nao decepcionou. No primeiro encontro com o Flamengo, Edmundo nao fez por menos: marcou tres gols, numa atuacao de gala, e o Vasco venceu por 4 a 1. Foi disparado o melhor jogador do Campeonato Brasileiro do ano seguinte, e o maior responsavel pela conquista do terceiro titulo brasileiro pelo Vasco. Alem de ter sido o artilheiro do campeonato com 29 gols, quebrou o recorde que por 19 anos pertencia a Reinaldo, do Atletico-MG, que havia marcado 28 em 1977. O historico vigesimo-nono gol foi um verdadeiro golaco, em mais uma goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo. Repetindo a dose do ano anterior, foram mais tres gols de Edmundo no surrado rival.
Infelizmente nao foi possivel ao Vasco segurar no elenco o seu maior craque, que se transferiu para a Fiorentina logo apos a conquista do titulo brasileiro de 1997. Assim, Edmundo esteve ausente da conquista da Copa Libertadores em 1998 pelo Vasco, mas voltou para mais tres passagens pelo clube respectivamente em 1999, 2003 e 2008, por periodos respectivos de um ano. Nestas tres passagens, Edmundo demonstrou apenas esporadicamente o antigo futebol e foi prejudicado pela falta de continuidade causada por contusoes e indisciplinas.
COMENTARIO: Um idolo por inteiro, amor, raça, muito futebol e vontade de ver o Vasco sempre em primeiro, assim era Edmundo. Quando vestia o manto cruasmaltino se transformava em um animal, um animal do bem, um animal da raça. Acompanhei sua carreira do inicio e confesso, talves so Roberto Dinamite pode supera-lo. Vlw Ed vc sera sempre Idolo, talves o ultimo grande idolo, pois hj os jogadores mal saem das categorias de base e ja estão vendidos.
..............................................Jp

Nenhum comentário: