sábado, 8 de maio de 2010

@ ESPECIAL


COM A PALAVRA, O PRESIDENTE

O Vasco viveu uma das páginas mais tristes de sua história no ano de 2008, ao terminar o Campeonato Brasileiro na 18ª colocação e ser rebaixado para a Série B. Sob o comando do ídolo Roberto Dinamite, o clube se remontou e trouxe Dorival Júnior para ser o treinador responsável pelo retorno cruzmaltino à elite.
O time vascaíno demorou um pouco para se acertar e acabou ficando fora da fase final da Taça Guanabara. No segundo turno estadual, Dorival Júnior parecia ter acertado a equipe, que terminou a fase de grupos invicta. Porém, o Vasco sofreu uma goleada pelo Botafogo nas semifinais.
Mesmo com a eliminação, a campanha na Taça Rio aumentou a moral do Vasco, que também conseguiu surpreender na Copa do Brasil e chegar às semifinais, quando foi eliminado pelo Corinthians, com muita reclamação em cima da arbitragem. Focado somente na Série B nacional, Dorival Júnior conseguiu o título e o acesso sem muitos sustos.
Com a boa campanha e a equipe bem encaixada, a comparação com o Corinthians foi inevitável. O time paulista tinha feito o mesmo trajeto do Vasco na Série B, mas em 2008, e no ano da volta à elite conseguiu o título invicto do campeonato estadual e também da Copa do Brasil.
As semelhanças, porém, pararam por aí. O Vasco não conseguiu segurar Dorival Júnior, que pediu muito para renovar com o clube. Com Vagner Mancini, os resultados não vieram e logo o time carioca trocou novamente de treinador, ficando com Gaúcho, que era auxiliar de Mancini.

“Nossa situação financeira era totalmente diferente da do Corinthians. Quando voltamos para a Série A, buscamos a renovação do Dorival, mas não houve acordo. Entendemos que não poderíamos usar toda a nossa receita para que ele continuasse, também tínhamos que montar uma boa equipe. Mas acredito que foi bom para os dois: o Dorival colocou o Vasco de volta e o Vasco abriu as portas do mercado para o Dorival”, afirmou o presidente Roberto Dinamite.

Em 2010, o Vasco conseguiu alcançar as semifinais dos dois turnos do Campeonato Carioca, mas foi eliminado em ambas. No segundo turno, houve muita reclamação contra a arbitragem, na derrota para o Flamengo. Os árbitros voltaram a ser alvo da ira vascaína na Copa do Brasil, quando a equipe carioca foi eliminada nas quartas para o Vitória.

“O clube investe e no final acaba sendo prejudicado. É difícil isso. O Vasco foi prejudicado em três decisões: nas duas últimas Copas do Brasil e na Taça Rio. Até vamos encaminhar um pedido de esclarecimentos para a comissão de arbitragem, mas porque queremos que o nível dos juízes seja melhor. Para o bem do campeonato”, afirmou Dinamite.

A instabilidade do Vasco neste ano, porém, não tira a confiança do presidente. O time, que chegou a jogar para menos de mil pessoas com protestos da torcida, estréia fora de casa contra o Atlético-MG, no domingo.

“O Vasco sempre entra em uma competição para brigar pelo título. É para isto que estamos trabalhando e por isso queremos evoluir ainda mais. Ainda precisamos melhorar nosso plantel, com um zagueiro, um meia e um homem de área, e estamos trabalhando para manter Phillipe Coutinho e Carlos Alberto até o final do ano. Tenho certeza que o apoio da torcida só vai aumentar com o time bem, mas até agora só tenho a agredecer aos torcedores vascaínos”, afirmou Dinamite.

“O Brasileiro é uma competição com times muito parecidos, que se ganha com equilíbrio. O Vasco entra como uma das equipes que vai lutar para ser campeão, ao lado de outros grandes, como Grêmio, Inter, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Atlético-MG e Cruzeiro”, completou Roberto Dinamite.

Fonte: ESPN.com.br

Nenhum comentário: