sábado, 22 de maio de 2010

@ ESPECIAL


FRIAÇA E O UNICO TITULAR CAMPEÃO VIVO

Aos 83 anos, Friaça é o último titular da conquista do Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948 ainda vivo. Artilheiro do Vasco na competição com quatro gols, atualmente o ex-jogador mora com familiares em Porciúncula, cidade na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, e enfrenta problemas de saúde.
Friaça quase não sai de casa. Vive sob os cuidados da esposa Maria Helena e toma remédios regularmente. Em 1992, perdeu um filho prematuramente em um acidente de vôo livre. Com a tragédia, Friaça passou a beber mais do que de costume. Também sempre fumou muito, o que prejudicou ainda mais a saúde.
Em 2005, Friaça foi internado na UTI de um hospital da cidade de Itaperuna, no interior do Estado do Rio de Janeiro, vítima de insuficiência respiratória. O ex-jogador também teve um AVC (acidente vascular cerebral) e perdeu a visão do olho direito.
Friaça morava e jogava em um time de Carangola (MG) quando foi descoberto pelo Vasco. O time fez uma excursão até a cidade mineira e perdeu um amistoso contra o time local por 2 a 1. Friaça fez os dois gols e veio com a delegação cruzmaltina na volta para o Rio de Janeiro em 1943. No total, foram 164 jogos e 108 gols pelo Vasco.
Na conquista do título de 1948, Friaça participou de todas as partidas. E fez o gol de empate contra o Colo Colo, em um dos jogos mais difíceis da conquista. Jogando contra o anfitrião e com a pressão de mais de 50 mil torcedores, o ex-atacante marcou de cabeça o gol que garantiu a ida do Vasco para o jogo decisivo com o River Plate, da Argentina, na última rodada, como líder da competição disputada por pontos corridos
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Nenhum comentário: