sexta-feira, 3 de setembro de 2010

@ IDOLOS


ANDRADA
Nome: Edgardo Norberto Andrada
Nascimento: 21/01/1939 – Rosário/ARG
Posição: Goleiro
Características: Agilidade e Reflexo
Período: 1969 a 1975
Principais Títulos:Carioca 1970,Brasileiro 1974

_________________________________________
Quando Andrada chegou ao Vasco, em 1969, deu fim à agonia dos torcedores – estava insuportável o entra-e-sai de goleiros instáveis na equipe. Seguro, sereno e perfeito debaixo das traves, o argentino quebrou longo jejum, ganhando títulos pelo clube.
Na Argentina, foi apelidado de "El Gato", sua agilidade, colocação, arrojo e as saídas perfeitas do gol, o tornaram um nome legendário e obrigatório quando se fala dos principais goleiros. Muitas vezes participava das jogadas como um autêntico líbero.
Andrada quase impediu o 1000º gol de Pelé. Sem querer entrar para a história como o goleiro que tomou o gol do século, praticou defesas impressionantes contra o Santos, como uma de mão trocada, em chute do Rei. Só de pênalti Pelé conseguiu marcar o seu gol mais famoso. O goleiro ainda raspou na bola.
A ascensão de Mazarópi como goleiro no Vasco deve-se a ele, que o treinou e serviu de inspiração para a posição. Em 1971, muitos jornalistas fizeram campanha para que Andrada se naturalizasse: queriam-no a serviço da seleção brasileira.
Essa ambição fez com que Andrada se naturalizasse brasileiro e o tornou o primeiro, e até hoje único estrangeiro, a vestir a camisa canarinho: em 1976, jogou pelo Brasil contra um combinado formado por jogadores estrangeiros, mas, infelizmente, esse jogo não foi considerado oficial.

Nenhum comentário: